encuentro red

Encontro Ibero e InterAmericano marca nova era de colaboração entre fundações comunitárias

Por Mariane Maier Nunes,

2 redes, 30 pessoas, 18 fundações comunitárias e 7 países: esses são alguns dos resultados do encontro da Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias que ocorreu entre os dias 05 e 07 de Março em San Juan, Puerto Rico. Contou com o apoio da Mott Foundation, F​undação Ford, Fundação Interamericana e Fundación Angél Ramos. Por trás desses números, resultados qualitativos imensuráveis como pontes entre redes, entre fundações e pessoas, uma agenda comum para a justiça social, reflexões sobre desenvolvimento comunitário e muita solidariedade envolvida.

O movimento de Fundações Comunitárias tem tido cada vez mais importância na melhoria da qualidade de vida das pessoas em suas comunidades e em mais de 50 países por todo o mundo. Uma das características​ ​das fundações comunitárias é o compromisso com o desenvolvimento de um​ território específico: ​uma fundação comunitária trabalhando em Colônia, Uruguai​,​ atende a diferentes dinâmicas​ e contextos sociais, econômico​s​ e​ ambientais do que ​as dinâmicas e contextos que encontra uma fundação ​comunitária ​em Cleveland nos Estados Unidos​. Por isso, essas duas organizações, semelhantes pelo fato de atuarem preocupadas no empoderamento das comunidades locais, apresentam diferenças substanciais na forma em que operam e servem à população.

Então quais os objetivos de uma colaboração em rede e entre redes?  “Nossas diferenças nos fortalecem​” ressaltou Juan Marcos, da Fundación Galicia Sustentable​, traduzindo em poucas palavras a missão da Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias, que conta com fundações comunitárias da América Latina e Caribe (Brasil, México, Uruguai​, Porto Rico) e ​na​ Península Ibérica (Espanha, Portugal) que é  a de fortalecer a atuação dos membros com o objetivo de transformar e desenvolver as suas comunidades ​na região.
20160305_161125   IMG-20160307-WA0048

O encontro em Porto Rico faz parte das ações que buscam fortalecer a atuação dos membros. No primeiro dia de encontro, os membros da Rede Iberoamericana ​trabalharam junto com membros da iniciativa norte-americana CFLeads (que ajuda fundações comunitárias dos Estados Unidos a lidar com temas desafiadores através de soluções intersetoriais, envolvimento de cidadãos e investimentos estratégicos para promover oportunidades que beneficiem à comunidade de forma equanime), refletindo sobre o conceito de justiça social e os pontos de convergência na forma como as diversas fundações encaram esse tema. Os participantes reconheceram que há na comunidade diversas formas de lidar com as questões de justiça social e que há duas tendências principais: uma que busca o alcance de justiça social por meio do apoio a áreas que contam com certo consenso nas comunidades locais, como a educação, combate à pobreza, facilitação de acessos de populações marginalizadas a direitos estabelecidos; outra tendência é a do que foi nomeada como “justiça social incômoda”. Esse é o trabalho que busca romper com o status quo, quebrar paradigmas e atacar os estigmas que historicamente influenciam o desequilíbrio em termos de acessos e oportunidades entre as pessoas em virtude de gênero, raça, orientação sexual e outras dimensões da vida. O primeiro dia foi uma oportunidade para ​as fundações comunitárias iberoamericanas e estadunidenses se conhecerem e aprofundar​em na reflexão sobre justiça social e os riscos e oportunidades ​para atuação das fundações.​

No segundo dia o tema principal foi desenvolvimento comunitário. As fundações comunitárias construíram juntas um conceito a ser trabalhado ‘desenvolvimento comunitário como conjunto de processos de transformação social que buscam melhorar as condições de vida das personas que habitam um determinado território, onde essas pessoas são protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento’. Essa reflexão foi importante também para identificar outros atores que fazem desenvolvimento comunitários e como as fundações comunitárias se diferenciam desses atores. Para conhecermos as competências que cada membro possui, foi criado um ‘banco de competências’, onde cada representante apresentou sua fundação e uma competência essencial. Essas competências são um ativo importante para a rede pois aproxima e convida membros a aprenderem uns com os outros e buscarem as competências que necessitam desenvolver para impactarem suas comunidades.  

O encontro de Porto Rico foi marcado também por um momento de expansão. Foi oficializada a entrada da fundação comunitária de Puerto Rico – FCPR como novo membro da Rede, passando de 23 para 24 membros de 6 países. A FCPR tem como missão desenvolver o potencial das comunidade em Porto Rico, para alcançar transformação socia20160306_150106l e econômica, maximizando assim o investimento filantrópico e a performance de cada contribuição. Com uma experiência de 30 anos no campo, a fundação torna-se um ativo importante para a Rede Iberoamericana a partir d
e então e tem uma oportunidade de participar na construção da Rede.

Por fim, no último dia de encontro foi um momento de todos conhecerem o contexto de Porto Rico e a fundação mais de perto. Os membros da Rede, em um ato de solidariedade, assinaram um Manifesto de Solidariedade Internacional com as comunidades vulneráveis de Porto Rico. O manifesto tem o propósito de conseguir a solidariedade a apoio internacional para evoluir o potencial de desenvolvimento socioeconômico das comunidades de Porto Rico.

Como próximos passos, a Rede e fundações membro tem o compromisso de estreitar suas relações com a rede CFLeads, dar sugestões de agenda para Global Summit on Community Philanthropy e aprender uns com os outros através de atividades de construção coletiva. Alguns temas que irão direcionar essas atividades são: educação, migração e justiça social.

Share this Post!

About the Author : ICOM


2 Comments
  1. Johnk55 09 de maio de 2016 at 10:26 10Mon, 09 May 2016 10:26:24 +000024. - Reply

    Thanks again for the blog post.Thanks Again. Cool. ecfebbekebae

  2. Smithf71 09 de maio de 2016 at 10:26 10Mon, 09 May 2016 10:26:53 +000053. - Reply

    Good website! I truly love how it is easy on my eyes and the data are well written. I’m wondering how I could be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your RSS feed which must do the trick! Have a great day! cacdeedkcddcageb

Send a Comment

Your email address will not be published.