NuestrosMiembrosCEBI_Facebook_Rep

Educação a serviço da justiça social: conheça a atuação da Fundação CEBI

A Fundação CEBI integra a Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias desde a formação inicial da proposta, em 2013. Voltada para crianças, jovens, idosos e famílias em situação social vulnerável da comunidade de Alverca, em Portugal, a fundação foi criada no ano de 1995 em continuidade ao trabalho do Centro de Bem-estar Infantil – CEBI, criado com apoio da Paróquia de Alverca em 1968.

Atualmente, a Fundação CEBI atua em três domínios: Educação, Social e Saúde. No primeiro, o principal projeto é o CEBI, com atendimento de 1600 alunos por ano, desde o berçário até ao 9º ano de Escolaridade.

Na área social, a Fundação disponibiliza os serviços de Emergência Social, com acolhimento de crianças e mães em situação de risco, Intervenção Social e Comunitária, com apoio psicológico e ajuda alimentar, e Apoio a Idosos, com estrutura de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário para mais de 250 favorecidos.

Na saúde, a Fundação CEBI realiza cerca de 300 atendimentos diários e conta com especialistas em Medicina Física e Reabilitação. Estima-se que, ao todo, cerca de 3 mil famílias sejam beneficiadas diariamente por meio do conjunto de projetos desenvolvidos e apoiados pela Fundação nos três domínios.

Recebeu, neste ano, a certificação Bandeira Verde Eco-Escolas pela segunda vez, por sua atuação em prol do meio ambiente e da sustentabilidade no Colégio José Álvaro Vidal no Ano Letivo 2016/2017.

Para além da atuação em Alverca, a Fundação CEBI dispõe de um equipamento social no Concelho de Mafra, o Centro de Recursos da Ericeira, onde são desenvolvidas atividades nas áreas da Educação e do Social.

Seu representante na Rede – Nuno Lopes

Nuno Lopes é mestre em Comunicação, Publicidade e Marketing pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Atua na Fundação CEBI há 15 anos e é atualmente seu representante na Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias.

Para ele, a Rede constitui-se como “um espaço de diálogo, de intercâmbio de conhecimento e experiências, fortalecendo dessa forma a atuação local de todos os seus membros”. Nuno também avalia que, do ponto de vista da visibilidade internacional para a causa, a Rede é “igualmente um porta-voz do trabalho das Fundações que representa, divulgando dessa forma o seu importante trabalho comunitário”.

Share this Post!

About the Author : ICOM


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.