Conheça os nossos

Princípios

Banner-principios

A Rede trabalha para o desenvolvimento das comunidades iberoamericanas por meio do fortalecimento das Fundações Cívicas ou Comunitárias que atuam na região. A rede estimula a ação conjunta e o intercâmbio de experiências entre as fundações, impulsionando suas ações e ampliando sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades onde operam.

Para atingir esses os objetivos, nós membros da Rede adotamos os seguintes princípios:

PROTAGONISMO COMUNITÁRIO

Acreditamos que os cidadãos precisam fazer parte do processo de desenvolvimento da comunidade, ter um papel de protagonismo na decisão e construção do seu próprio futuro. Os cidadãos precisam sentir-se empoderados, conscientes dos seus direitos e responsabilidades. Como fundações comunitárias, nosso papel é fortalecer os canais de participação cidadã existentes em nossos territórios, sejam coletivos, grupos (formais ou não), organizações da sociedade civil, e outros.

CONHECIMENTO DA COMUNIDADE

Para impulsionar o protagonismo comunitário, consideramos que nossas organizações são responsáveis por conhecer nossas comunidades para saber quais ações propor e implementar para o seu benefício. Conhecendo os nossos territórios, podemos liderar o processo de fortalecimento das comunidades e empoderamento dos cidadãos, promovendo consciência de identidade, fomentando iniciativas que promovam a participação cidadã, articulando oportunidades usando os recursos/ativos do território e parcerias com diferentes atores locais.

AÇÃO EM REDE

Consideramos que a colaboração entre os diferentes atores locais – nas esferas pública, privada e sociedade civil – é fundamental para o desenvolvimento comunitário. Sendo assim, atuamos como articuladores e dinamizadores das diferentes redes nos nossos territórios de ação, criando espaços e dinâmicas para que isso se dê de forma eficiente e sustentável.

FILANTROPIA COMUNITÁRIA

Acreditamos no impacto da mobilização e do investimento local direcionado para programas e práticas que lidam com as necessidades particulares de nossas comunidades e ampliam a conscientização sobre questões locais. Como organizações conhecedoras das nossas comunidades, articuladoras dos diferentes atores e com experiência para elaborar diagnósticos sobre as necessidades locais, buscamos atuar como receptores e mediadores entre a comunidade e o investimento local.

Entendemos também que os investidores precisam estar comprometidos com as causas que apoiam. Devem respeitar os processos comunitários sem intervir diretamente neles, conhecer os atores, a comunidade, os costumes, a história do local. Confiamos que doações articuladas com organizações que conhecem as comunidades e promovem a participação de pessoas e associações são mais eficientes e geram mais impacto.

TRANSPARÊNCIA

Temos como premissa que todos os atores sociais devem ter acesso às informações relacionadas ao processo de desenvolvimento comunitário. Consideramos indispensável que todos os processos de gestão e financiamento tenham um foco claro, sejam transparentes e com prestação de contas, para que haja uma construção de confiança entre nossas organizações e comunidades.

INOVAÇÃO

Devemos ser precursores de ações inovadoras e gerar novos modelos de desenvolvimento econômico com benefício social e que repercutam no cidadão. Precisamos acompanhar novas tendências a nível nacional e internacional, propor novas soluções e atuar com um enfoque preventivo mais que corretivo.

COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

A região iberoamericana é plural e diversa, mas unida sobre a base de elementos de identidade compartilhados. Acreditamos que nossas organizações se fortalecem com a Rede de Fundações Cívicas e Comunitárias, onde podem contribuir para a construção de uma visão global do campo da filantropia comunitária a partir da experiência local de desenvolvimento dos nossos bairros e cidades.

Conheça mais

NuestrosMiembrosCEBI_Facebook_Rep

A Fundação CEBI integra a Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias desde a formação inicial da proposta, em 2013. Voltada para crianças, jovens, idosos e famílias em situação social vulnerável da comunidade de Alverca, em Portugal, a fundação foi criada no ano de 1995 em continuidade ao trabalho do Centro de Bem-estar Infantil – CEBI, criado […]

Parceiros financiadores

Logos Parceiros Financiadores

Aliados

Logos Aliados